É muito comum vermos projetos novos ou em andamento que nunca chegaram a ter contato com a opinião de usuários do mundo real. Vemos frequentemente empresas e soluções tentando revolucionar o mercado e resolver problemas que nunca foram validados de fato com quem realmente interessa. Muitas horas de projeto para depois descobrir que a ideia não era tão genial ;( Antes de sair desenvolvendo, é necessário validar com os usuários como já falamos nesse post sobre o get out of the building.

A experiência do usuário (UX Design) é essencial para o sucesso e pode ajudar muitopara aumentar os lucros (como falamos nesse info), mas para tudo isso dar certo, o primeiro passo é conhecer o usuário!

E nesse post, o objetivo é mostrar algumas dicas rápidas de como você aprender nas conversas com usuários e clientes para validar recursos de seu produto ou ideia sem precisar de muita burocracia ou gastar meses fazendo isso:

1) Comece conversando com quem realmente é ou será o seu usuário

Encontre pessoas representativas de quem usa/usará o seu produto, não vale usar o amigo ou a mãe como usuários se eles não tiverem o perfil adequado do seu público. Caso contrário, eles irão ‘contaminar’ a sua pesquisa te levando a acreditar em premissas falsas. Defina o perfil, conte com a base de usuários já existente, redes sociais e indicações. Seja criativo para encontrá-los!

2) Procure saber mais sobre essas pessoas e seus hábitos

Já possui uma lista de possíveis usuários no perfil que você deseja? Converse com eles, seja em uma conversa presencial ou por skype. O importante é se interessar pelo o que eles têm a dizer. Descubra como eles pensam, como acessam às informações e qual a relação deles com a tecnologia. Contar com essas informações sobre o usuário na hora de executar o projeto irá te ajudar a ter uma persona em mente e dessa forma propor soluções pensando nos objetivos e limitações deles.

3) Questione e levante informações sobre o problema que você está resolvendo

Evite falar sobre a sua solução ou o que ela faz. Fale sobre o PROBLEMA, sobre a “dor” do seu usuário, descubra como as pessoas resolvem isso, como elas lidam com a situação, como se sentem, o que funciona ou não atualmente nesse contexto e com isso pense quais lacunas você pode explorar ou melhorar.

Um exemplo bacana é a linha de pensamento que o pessoal pratica para validar ideias em startups. Abaixo um trecho da apresentação do Yuri Gitahy da Aceleradora, falando sobre questões que são bem úteis para puxar esse papo cabeça com usuários potenciais.

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Confira a apresentação na íntegra > http://pt.slideshare.net/Aceleradora

4) Aprofunde o contexto e busque a raiz do problema

Uma boa é usar sem economia a técnica do “por quê” para aprofundar o seu entendimento sobre os problemas. Por exemplo: Eu não gosto de fazer compras / Por quê não? / Porque nunca lembro do que comprar / Por quê isso acontece? / Geralmente porque não tenho uma lista de compras em mãos > Por quê você não faz uma lista? / Porque tenho preguiça de escrever..

5) Identifique o “nível da dor” de seu usuário

Ok, a sua ideia resolve um problema de verdade, mas é importante descobrir o quanto ela vai ser útil para as pessoas. Identificar o quanto dói a partir de conversa com os usuários, é possível perceber se sua ideia tem chance de sucesso ou se é necessário alguma mudança para que o negócio funcione. Pivotar pode ser uma saída para quem ainda não conseguiu atacar no ‘must-have’.

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Como dica de mais conteúdo a respeito, temos um ebook falando de como ter sucesso com Lean startup + Lean UX.

Lembre-se sempre: o usuário é seu maior aliado!

Colocando seu usuário no processo você pode descobrir muita informação valiosa.Qualquer esforço para entender as reais necessidades do mercado e das pessoas costumam refletir muito positivamente nos projetos. Dias ou meses de trabalho e ‘refação’ podem ser economizados quando você coloca o usuário no centro do processo o quanto antes 😉

post original em: http://catarinasdesign.com.br/o-que-voce-pode-aprender-conversando-com-seu-usuario/